A neuropsicologia atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral.
Utiliza instrumentos especificamente padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas envolvendo principalmente habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas.
Estabelece parâmetros para emissão de laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia; complementa o diagnóstico na área do desenvolvimento e aprendizagem.
Além do diagnóstico, a neuropsicologia e sua área interligada de reabilitação neuropsicológica visam realizar as intervenções necessárias junto ao paciente, para que possam melhorar, compensar, contornar ou adaptar-se às dificuldades; junto aos familiares, para que atuem como co-participantes do processo reabilitativo.
Dúvidas frequequentes sobre avaliação neuropsicológica
Quem é o neuropsicólogo?
Quem realiza a avaliação neuropsicológica é um neuropsicólogo, profissional formado em psicologia que fez Pós Graduação em Neuropsicologia.
Quem pode solicitar uma avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica pode ser solicitada pelo neurologista, psiquiatra ou pelo próprio paciente. Além disso, a escola pode perceber dificuldades em relação ao desempenho escolar e sugerir que os pais procurem uma investigacão mais detalhada.
Para que serve uma avaliação neuropsicológica?
Na maioria dos casos a Avaliação Neuropsicológica serve de complementação e detalhamento diagnóstico de transtornos mentais em que há comprometimento das funções cognitivas, como o Déficit de Atenção e Hiperatividade e quadros demenciais (como o Alzheimer). Mas pode ser usada para detalhar o funcionamento das funções cognitivas em qualquer situação.
Até que idade pode ser feita?
Pode ser aplicada tanto em crianças, adolescentes, adultos e idosos. De um modo geral é realizada a partir de 2 anos e meio, mas pode ser realizada antes dessa idade.
Quanto tempo dura essa avaliação?
Como funciona a avaliação neuropsicológica?
Primeiramente é feita uma consulta para levantar a queixa inicial para que possa ser definido qual será o próximo passo, em relação ao número médio de sessões, seleção dos testes, baterias e escalas que serão utilizados. Posteriormente, são realizadas algumas consultas com a pessoa com o objetivo de aplicar os testes e observar o desempenho da mesma em relação aquilo que o teste avalia. Esse desempenho é comparado de acordo com a idade ou escolaridade da pessoa, possibilitando uma estimatida de facilidades e dificuldades perante ao grupo. Somado a disso, existem outras análises e comparações possíveis de serem realizadas, além da observação do comportamento da pessoa ao longo das atividades.
Ao longo da avaliação caso haja necessidade o profissional pode entrar em contato com a escola, familiares e outros profissionais envolvidos, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o caso. Ao final da avaliação é disponibilizado um laudo detalhado do desempenho em cada uma das provas e testes, assim como a interpretação do resultado de cada função cognitiva e da performance global. Reservamos uma consulta para que todos os resultados sejam explicados pelo profissional e o laudo entregue na devolutiva. O profissional também à disposição para discutir o resultado com o solicitante do exame e demais profissionais envolvidos
O que fazer após a avaliação?
Após a devolutiva, são realizadas as orientacões e encaminhamentos caso seja necessário. Uma das possibilidades de encaminhamento pode ser a reabilitação neuropsicologica.